Atividades para Maternal

Veja neste post modelos de atividades para materal.

O maternal é o primeiro contato que as crianças pequenas têm com o mundo escolar, longe da segurança do lar e da presença constate do papai e da mamãe. A socialização de uma criança nem sempre é uma atividade fácil e exige do professor muita dedicação, para dar para as crianças sensação de proteção e segurança. E nessa tarefa, o planejamento de atividades para o maternal pode ser uma grande aliada.

A professora Noemi, no site O Cantinho da Nisa, dá várias dicas de atividades para o maternal, que vão fazer com que a criança ache o máximo estar na companhia dos coleguinhas e da tia da escolinha. Entre as atividades sugeridas para o maternal, estão aquelas diretamente ligadas aos bons hábitos de higiene: a dica é estimular as crianças a manterem o hábito de escovar os dentes, ensinando-as a maneira mais correta de fazê-lo, explicando sobre o uso do creme dental.

A hora do lanche também é outro bom momento para que as professoras estimulem o desenvolvimento dos pequenos, mostrando para eles como os alimentos devem ser manuseados e, posteriormente, dando liberdade – sempre assistida-, para que se alimentem sozinhas.

As antigas cantigas de rodas, acompanhadas de pequenas coreografias são indicadas, como forma de estimular que as crianças se movimentem e também conheçam o próprio corpinho. Além de contribuir para o desenvolvimento motor das crianças, as professoras precisam contribuir para o desenvolvimento psicológico e também da fala, estabelecendo diálogos com as crianças nas atividades diárias do maternal, deixando que as crianças expressem seus desejos e relatem fatos do seu cotidiano.

Existem muitas brincadeiras que também devem fazer parte das atividades para o maternal, que estimulam as crianças a interagirem entre si e com a professora. Veja alguns exemplos (do site Cantinho da Nisa – ocantinhodanisa.blogspot.com)

Chuvinha de Papel

Para ser feito com crianças entre oito meses e  três anos;
Tempo de atividade: de 15 a 30 minutos;
Material necessário: revistas e jornais velhos;
Objetivo: relaxar de forma ativa e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas.
Como é a atividade: Coloque as crianças sentadas ao redor da pilha de revistas e jornais, deixando que elas manipulem e rasguem as páginas livremente. Depois, junte os papéis picados e jogue para o alto, fazendo chuvinha de papel. As crianças vão adorar a brincadeira e o papel poderá ser reaproveitado para colagens.

A música dos nomes

Para crianças maiores de quatro meses de idade.
Tempo de atividade: 30 minutos;
Objetivo: Fazer com que a criança reconheça o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.
Como é a atividade: Escolha músicas na qual poderão ser incluídos os nomes das crianças, como: Se eu fosse um Peixinho, A Canoa Virou, Fui ao Itororó. Reúna as crianças e cante, incluindo o nome de cada uma das crianças na música. Uma boa idéia é que as crianças que já andam formem uma roda, conforme forem ouvindo seus nomes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *