Geito ou Jeito

Existem algumas palavras na língua portuguesa que na hora de escrever geram alguma dúvida sobre a grafia. E uma dúvida muito constante é distinguir quando uma palavra se escreve com G ou com J. Você sabe qual é o correto: Jeito ou Geito?

A dúvida pode ser justificada por causa da pronuncia que é muito parecida. Mas, a grafia correta é com a letra jota. Sendo assim, nem pensar em escrever jeito com g. A palavra jeito, de acordo com o Dicionário Michaellis de Língua Portuguesa vem do latim jactu e significa arranjo, conveniência. Mas pode significar ainda destreza, finura ou habilidade, aptdão, disposição, propensão. Além disso, de acordo com o dicionário, jeito pode significar maneira ou moda, e ainda, hábito, defeito, gesto ou torcedura.

Uma dica: as palavras derivadas de “jeito” também são escritas com a letra jota, bem como seus cognatos. Veja alguns exemplos: jeitoso, ajeitar, desajeitado, enjeitar, conjetura, conjeturar, dejetar, dejeção, dejeto, ejetar, ejeção, ejetor, injetar, enterjeição, objetar, objeção, objetivo, projetar, projeção, projeto, projétil, rejeitar, rejeição, sujeitar, sujeição, sujeito, subjetivo, trajeto, trajetória, trejeitar, trejeito.

Sempre que surgir uma dúvida sobre como escrever, se é jeito com g ou com j, não deixe de consultar um dicionário.

1 Comment

  1. Rafael says:

    Ótima explicação, muito obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *