Quanto ganha um arquiteto

O curso de arquitetura e urbanismo é um dos mais concorridos nos vestibulares das universidades brasileiras. Não só pela profissão que reúne diversas áreas de conhecimento, mas por quanto ganha um arquiteto formado, que tem seu piso salarial estimado em seis salários mínimos para a jornada de seis horas diárias de trabalho.

Os arquitetos que fazem jornada de sete horas diárias recebem o piso salarial de 7,25 salários mínimos, o que significa que para cada hora trabalhada excedente às seis horas diárias, o valor do salário é acrescido em 1,25 salários mínimos. Assim, os arquitetos que trabalham oito horas diárias, recebem até 8,5 salários mínimos. As informações são do Sindicado dos Arquitetos no Estado de São Paulo.

Com base nessas informações, estima-se que um arquiteto que trabalhe as seis horas previstas pelo sindicato, ganhe em torno de R$ 3.060,00, o que é um bom salário quando comparado ao mercado brasileiro. Mas, para se tornar um arquiteto é necessário muito estudo: o curso superior de arquitetura tem duração de cinco anos e reúne uma grande diversidade de matérias.

Além das matérias práticas, os alunos precisam aprendem sobre a história da arquitetura e urbanismo no Brasil e no mundo, aprende sobre arquitetura e urbanismo na atualidade, além de executar muitos projetos práticos. Os profissionais desta área podem atuar com arquitetura de interiores, paisagismo, comunicação visual, edificação e construção, urbanismo, entre outros.

Para acessar outras informações sobre a profissão de arquiteto, procure o sindicato dos Arquitetos no seu Estado ou acesse o endereço do Sindicado dos Arquitetos no Estado de São Paulo, pelo endereço www.arquiteto-sasp.org.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *