Transferência de Veículo

A maioria das pessoas, ao comprar um veículo usado, fica em dúvida sobre como efetuar a transferência do veículo para o seu nome. A transferência do veículo é obrigatória para que o novo proprietário possa receber o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documentos que comprovam que o veículo é de sua propriedade.

Segundo o DETRAN de Minas Gerais, o prazo para que a transferência seja realizada é de 30 dias corridos – sendo que esse prazo é contado a partir da data da compra. Quem não cumprir o prazo, explica o site do DETRAN MG, está sujeito à pena de reclusão e multa, segundo o código brasileiro de trânsito.

Em Minas Gerais, a transferência veicular custa aproximadamente R$ 97,96 e é necessário preencher e assinar uma ficha com os dados do novo proprietário, e levar o veículo até o DETRAN para que seja vistoriado. Caso a vistoria seja aprovada, o proprietário realiza o pagamento de uma taxa referente ao licenciamento do ano corrente, além de outras taxas que possam estar pendentes para o veículo.

O DETRAN/MG exige uma série de documentos para que o novo proprietário possa fazer a transferência. Veja: Ficha de Cadastro devidamente preenchida e assinada pelo proprietário do veículo; Documento de Arrecadação Estadual (DAE) devidamente quitado; Originais e cópias da carteira de identidade e CPF do proprietário adquirente.

Para saber mais sobre como fazer a transferência do veículo, acesse www.detrannet.mg.gov.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *